• English
  • Português
  • Sundy_nova.jpg

     

     

    Em 2019, comemoram-se 100 anos da confirmação experimental da Teoria da Relatividade Geral, a qual teve um dos principais palcos no Príncipe, durante o eclipse solar total de 29 de Maio de 1919, numa expedição que resultou de uma organização conjunta da Royal Astronomical Society e da Royal Society e que foi liderada pelo astrónomo Arthur Eddington. O outro palco foi no Sobral, Brasil. Estas observações foram um marco relevante para a História da Ciência e para a Ciência.

     

    Eddington na Sundy: 100 anos depois (E@S) resulta de uma iniciativa conjunta de diversas instituições que reúnem reconhecido conhecimento especializado com o principal objetivo de celebrar o centenário destas observações.

     

    As atividades do E@S incluem, entre outras, a organização de dois congressos internacionais, um a decorrer no Príncipe e outro em Coimbra, criação de Trilhos da Ciência e de um espaço temático junto ao local das observações na ilha do Príncipe e a produção de exposições. A diversidade de atividades convida ao envolvimento de um público-alvo alargado, nomeadamente a comunidade científica, historiadores da ciência, nacionais e internacionais, comunidade escolar e toda a população.

     

     

     

    A Cultura, a Ciência e a Democracia - O maio do Príncipe

    Por Presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cardoso Cassandra

     

     

     

    Icon Brochura (2,0 MB)